Páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Um dia você precisou de um Pantógrafo.

Todos nós um dia já nos deparamos com a necessidade de ampliar figuras em determinados materiais, e a utilidade de um pantógrafo para esses casos é incontestável. O que espanta é ver como um esquema simples consegue ser tão eficaz no que se pré-dispõe à fazer. Sabe se que seis anos é a idade mínima para a utilização, pois o equipamento exige um pouco de coordenação motora. Aqui vão algumas características deste novo pantógrafo:

Amplia ou reduz mecanicamente em "seis" escalas(tamanhos) diferentes. Hum metro por cinqüenta centímetros tamanho máximo em reprodução ampliada.Pantógrafo produzido artesanalmente em madefibra de reflorestamento (ecologicamente correto), colorido com lacanitrocelulose de alta resistência. Articulações sustentadas por rebites de alumínio maciço e arruelas (zincadas) intermediárias. Sargento (morsa) feito em aço carbono, pino de sustentação soldado à ponto, colorido com lacanitrocelulose de alta resistência. Aparelho feito exclusivamente para lápis comum ou de desenho, não use canetas, pois estas variam muito de diâmetro além de não haver a opção de correção. Não recomendamos este aparelho a menores de seis anos, pois à baixo dessa idade a coordenação motora não é suficiente.

Origens

O pantógrafo (do grego pantos = tudo + graphein = escrever) é um aparelho utilizado para fazer cópias de figuras e que pode ser regulado de modo a executar ampliações e reduções nas proporções desejadas.
O pantógrafo foi “supostamente” inventado em 1603 pelo astrônomo e jesuíta alemão Christoph Scheiner. O Pantógrafo original é constituído por quatro barras (geralmente de madeira) articulados, duas maiores e duas menores, que se mantêm paralelas duas a duas. As duas réguas menores estão por baixo e são articuladas entre si (sendo essa intersecção o pivô que traça por cima da imagem original) e às maiores nas extremidades; as maiores são colocadas sobre estas, com as articulações às menores situadas ao longo do seu comprimento (podendo ser regulada a sua posição para obter as proporções desejadas), e articuladas uma à outra numa das extremidades. A extremidade oposta de uma das barras maiores é fixa num ponto, e a outra é onde fica o lápis que vai desenhar a reprodução da imagem. Esta é a definição que você encontra na Wikipédia.